Homenagem

Maestro, Organista e Pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo

Natural de São Paulo iniciou sua meteórica trajetória artística com 12 anos de idade. Era considerado um prodígio, um virtuose. Estudou com Professores e Maestros de grande projeção no panorama musical do Brasil e do exterior tais como Nellie Braga, Peter Feuchtvanger, Maria Curcio, a incomparável Magda Tagliaferro, Roberto Schnorremberg, Luiz Roberto Borges, Roberto Duarte, John Neschling e o lendário Eleazar de Carvalho. Realizou uma vasta série de recitais pianísticos em vários teatros brasileiros, bem como nos Estados Unidos, Canadá, América Central e África.


Na qualidade de Maestro, dirigiu concertos com a “Camerata Atheneum” (SP), “Camerata de Curitiba” (PR), “Orquestra Sinfônica de Concertos” (SP), “Orquestra Sinfônica do Paraná (OSINPA)” “Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)” e “Orquestra Sinfônica Estadual (OSESP)”. Foi Pianista acompanhador da Associação Coral Evangélico de São Paulo, de 1963 a 1971; Maestro preparador da Sociedade Pró-Música Sacra (SP), de 1972 a 1979; Organista principal da Primeira Igreja Batista da cidade de São Paulo, de 1968 a 1971; Maestro preparador do Madrigal Schola Cantorum (SP), de 1972 a 1975; Maestro preparador das temporadas líricas do Theatro Mvnicipal de São Paulo, nos anos de 1981, 1982, 1990 e 2001; Maestro do
Coral do Centro Cultural (SP), de 1984 a 1991; Coordenador dos Festivais de Coros do Centro Cultural de São Paulo, de 1984 a 1990; Maestro assistente da temporada lírica da Fundação Teatro Guaíra (PR), em 1989, 1993 e 1994; e Maestro preparador do coral da Camerata de Curitiba, de 1998 a 2001 sob a Direção competente da Soprano Brasileira de nível Internacional, Solista do Theatro La Scala de Milão, Professora Neyde Thomas.

Foi Maestro e Diretor Musical, além de titular da cadeira de Prosódia, na Escola de Música de Belas Artes do Paraná, até 1991 e foi Regente Titular do Madrigal Cantovivo, desde sua formação, com especialização em Negro Spiritual. Teve participação especial no Coral-USP, em Missão cultural, África, em 1979. Recebeu os prêmios “Dr. Jarbas Passarinho” (MEC), em 1975; a comenda “Euclides da Cunha” (Clube dos Estados), em 1980; comenda “Sigmund Freud” (XX Congresso de Odontologia – Minas Gerais), em 1990.

Teve participação no Corpo de Professores dos Festivais de Curitiba (PR), de 1990 a 2009, dos Festivais de Juiz de Fora (MG), de 1999 e 2001, Campos do Jordão (SP), 2003 e Jaraguá do Sul (SC), 2006.

De seus trabalhos fonográficos podemos destacar: CD “Noite Feliz”, com Madrigal Cantovivo e Orquestra, Regente, 1993; CD “O Lied”, com a Soprano Elke Beatriz, Pianista, 1994; CD “Ride the Chariot”, com o Madrigal Cantovivo, Regente, 1994; Vídeo “A arte de Cantar”, com a professora Neyde Thomas, Cantora Lírica Brasileira e Professora, considerada uma das principais Cantoras Líricas do país no século XX.

Em 1961 Neyde Thomas venceu o Concurso Achille Peri, em 1999 recebeu o Troféu Texaco Metropolitan Opera International, Radio Network e em 2002 ganhou o Prêmio Carlos Gomes, diretor musical, 1995, CD “Black Roots”, com Madrigal Cantovivo, regente, 2008.

Todas as suas apresentações foram invariavelmente marcadas pela crítica especializada Nacional e Internacional. Exerceu intensa atividade didática, como professor de Música de Câmara e como co-repetidor. Ainda em São Paulo foi Maestro Titular da Philarmonia Concertante, e Maestro associado da Orquestra Filarmônica Afro-Brasileira. Preparou com muita competência, durante anos o Tenor Carlos Mader para enfrentar um dificílimo Repertório Dramático de Opera.