O INSTITUTO JOAQUIM PAULO é uma entidade civil sem fins lucrativos, filiação religiosa ou político-partidária, que foi criada com o intuito de apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida de músicos aposentados e no final do ciclo vitalício, através de atividades de amparo pessoal com formação e educação musical para iniciantes, além de promover e colaborar com ações socioculturais no campo da música.
Natural de São Paulo, Joaquim Paulo do Espírito Santo iniciou a sua trajetória artística com 12 anos de idade. Estudou com professores e maestros de grande projeção no panorama musical do Brasil e do exterior. Considerado uma referência em correpetição e Negro Spiritual, colecionou grande conhecimento adquirido durante anos dedicados à música, além de premiações importantes.
Graduou-se pela Faculdade Paulista de Artes, atuou como monitor em Regência, Ópera e Música de Câmara no Teatro Municipal de São Paulo, foi professor titular no Instituto Normal de Música, onde também estudou, no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (ULM) e também professor no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí.
Foi maestro e diretor musical, além de titular da cadeira de Prosódia, na Escola de Música de Belas Artes do Paraná e maestro titular do Madrigal Cantovivo, desde sua formação, com especialização em Negro Spiritual.
Como pianista, realizou vasta série de recitais em vários teatros brasileiros, bem como nos Estados Unidos, Canadá, América Central e África. Na qualidade de maestro, diri giu grandes concertos, além de ter sido maestro titular da Philarmonia Concertante, e maestro associado da Orquestra Filarmônica Afro-Brasileira.
Regeu também a Orquestra de Montes Claros em Minas Gerais, sendo que todas as suas apresentações foram invariavelmente bem comentadas pela crítica especializada.
Faleceu em São Paulo, em 24 de junho de 2017.